Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mies, Le Corbusie e Frank




Já em um contexto mais amplo, pode-se nivelar Mies Van der Rohe no mesmo padrão em que estão Le Corbusier e Frank Lloyd Wright. Os três são grandes nomes da arquitetura moderna partem de alguns princípios parecidos, como o minimalismo, a questão da funcionalidade e da planta livre; porém cada um com a sua distinção

No cuidado com a proporção Mies se parece com Le Corbusier, pois buscam de maneira independente reaver as proporções, as medidas não apenas como medidas, mas sim, com todas as suas propriedades quantitativas e qualitativas. A obra de Le Corbusier é baseada no funcionalismo, planta livre da estrutura, fachada livre e acreditava que todas as fachadas deveriam levar sol, por questão até mesmo de salubridade. Mies também parte de um princípio funcionalista e planta livre da estrutura, é uma grande característica dos dois.

Foto: Na oredem, Van der Rohe, Le Corbusier e Frank lloyd, todos com características de utilização de um espaço funcional e da planta livre, porém cada um com estilo próprio.

Porém, existe uma diferença, enquanto Le corbusier é de opinião que a nova arquitetura tem que inspirar-se na produção industrial própria do século XX, define a vivenda como uma máquina de habitar para construir em série. Acredita na construção como uma combinação de escultura e engenharia, eram edifícios moldados, com textura. Enquanto o Mies tinha sua arquitetura leve e elegante.

O sentido minimalista e de espaços fluidos que Mies dá a sua arquitetura também pode ser encontrado na obra de Frank Lloyd Wright, quando se diz respeito ao interior das edificações, possui uma estrutura livre de paredes, permitindo fluidez nos espaços. Uma característica marcantes dos dois é o minimalismo, fachadas limpas e uso de materiais precisos. Frank. Estas casas eram de estruturas horizontalizadas baixas, com telhados inclinados, silhueta simples e limpa, com chaminés disfarçadas, saliências e terraços, utilizando-se materiais rústicos. Aparentemente estas casas são as primeiras a apresentarem o sistema de planta aberta, ou seja, a estrutura é livre das paredes permitindo múltiplas opções de divisões internas. Já Mies costumava utilizar materiais novos, como aço e vidro, característicos da era industrial. A escolha do material era muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário